O programa de treinamento oferecido tem o objetivo de proporcionar o máximo desenvolvimento do aluno, seja qualidade de vida, condicionamento físico, controle de peso ou tratamento de lesões. Para tanto, serão utilizadas as melhores combinações de exercícios de diversos métodos de treinamento - Treinamento Funcional, Cross Training,

Musculação Terapêutica e Pilates.

TREINAMENTO FUNCIONAL

O treinamento funcional é uma modalidade de treinamento que através da especificidade busca o equilíbrio, a prevenção de lesões e a otimização da performance de atletas.

OBJETIVO

Os exercícios funcionais são direcionados ao fortalecimento da musculatura necessária às atividades cotidianas e aos gestos técnicos das diferentes modalidades esportivas, reproduzindo tais gestos e atividades com exercícios específicos.

VANTAGENS

● Melhora da postura

● Melhora do equilíbrio muscular

● Melhora da coordenação motora

● Diminuição da incidência de lesão

● Otimização da performance atlética

● Aumento da eficiência dos movimentos

PERFIL

● Idosos com necessidades específicas

● Crianças e adolescentes que buscam um programa lúdico

● Sedentários que ainda não encontraram um programa que lhes agrade

● Alunos de academias que buscam novos estímulos para sua rotina de treino

● Atletas que buscam atingir um patamar superior de performance na sua modalidade

 

MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA

Um dos principais fatores responsáveis pelo afastamento de programas de exercícios físicos são as lesões musculares, geradas por treinamento físico inadequado, a retração muscular acentuada, desidratação, nutrição inadequada e a temperatura ambiente desfavorável.

PREVENÇÃO DE LESÕES MUSCULARES

As lesões musculares podem ser evitadas através de cargas de treinamento e exercícios individualizados, enfatizando-se o trabalho de força e alongamento muscular.

MECANISMOS DE LESÃO MUSCULAR

As lesões musculares podem ocorrer por diversos mecanismos, seja por trauma direto, laceração ou isquemia. Após a lesão, inicia-se a regeneração muscular, com uma reação inflamatória, entre 6 e 24 horas após o trauma. O processo de cicatrização inicia-se cerca de 3 dias após a lesão, com estabilização em 2 semanas. A restauração completa pode levar de 15 a 60 dias para se concretizar.

TRATAMENTO

A imobilização do músculo após a lesão pode levar a perda de massa muscular e de força, portanto deve ser evitada. Sendo assim, a mobilização precoce aumenta a resistência das fibras à tensão, melhora a orientação das fibras e mantém uma adequada vascularização do músculo, evitando a atrofia muscular.      Deve-se instituir de imediato a aplicação de gelo local, repouso relativo e medicações anti-inflamatórias. Após dois a três dias inicia-se então o tratamento terapêutico, com ênfase na mobilidade, propriocepção, fortalecimento muscular e melhora da resistência.

CROSS TRAINING

O Cross Training é o programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade, nível físico ou experiência, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas; são elas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

 

PRINCÍPIO

O modelo de treinamento tem como base os exercícios funcionais feitos em relativa alta intensidade e constantemente variados, preparando o indivíduo para qualquer evento e a qualquer momento da sua vida diária.

RESULTADO FINAL

O resultado final desse treinamento é justamente estar acima da média quando o assunto é condicionamento físico e consequentemente acima da média em saúde e qualidade de vida.

ADESÃO AO CROSS TRAINING

Qualquer pessoa que treina para aprimorar o condicionamento físico está se exercitando para melhorar a saúde, além de ajudar contra os efeitos da idade e proteger contra doenças. Com uma boa dieta, o seu programa de resultados e sucesso está pronto!

PILATES

O Pilates é um sistema com mais de 500 exercícios que trabalham mente e corpo. É uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura, reduz o stress, alonga e tonifica a musculatura sem exageros.

 

 

OBJETIVO

O Pilates visa trabalhar vários grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “power house”).

FOCO

O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holística nos esportes e nas atividades de seu dia a dia.

BENEFÍCIOS

Alonga, tonifica e defini a musculatura sem exageros. Trabalha a percepção do corpo e mente. Reduz o “stress”, alivia as tensões e deixa sua coluna mais forte e flexível. Restaura o alinhamento postural e aumenta a coordenação neuromuscular. Melhora a área de movimento das articulações e recupera lesões. Melhora a circulação sangüínea. Corrige sobrecarga dos grupos musculares que podem levar ao stress e alguma lesão. Complemento para treino esportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária.

Profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física do Estado de Santa Catarina - CREF: 014685-G/SC